Principais Bacias hidrográficas da Mata Atlântica
Resumo
A região da Mata Atlântica abrange 140 milhões de pessoas e está na área de abrangência de 7 das 9 principais bacias hidrográficas do Brasil. Portanto, as águas dessa região possuem um papel importante tanto para a vegetação e vice-versa, assim como para a população e as diversas atividades econômicas.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Os territórios que abrangem o bioma de mata atlântica são formados por uma diversificada e densa rede hidrográfica. Na região de abrangência da mata Atlântica ocorre 7 das 9 maiores bacias hidrográficas do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 70% da população nacional mora em áreas de mata atlântica e vivem do abastecimento de água fornecido por estas grandes bacias hidrográficas. Pesquisas recentes mostram que o potencial de armazenamento de água nos lençóis freáticos correlacionado a composição da mata atlântica contribui diretamente para o controle hídrico e consequentemente para o equilíbrio sistêmico.
Na região da Mata Atlântica percorrem importantes rios como o Tietê, Paraná, São Francisco, Doce, Parnaíba do Sul, Ribeira de Iguape e Paranapanema. Tais rios e seus afluentes são importantes para o abastecimento de boa parte da população brasileira, assim como diversas atividades econômicas da região e também são fonte energia. É importante ressaltar que a mata serve para absorver a água das chuvas e retê-las no solo e subsolo, filtrando-a e armazenando-a nos lençóis freáticos. Ou seja, o desmatamento dessa camada de vegetação faz com que menos água seja captada e retida nos solos e subsolos, diminuindo a quantidade de água ou até mesmo gerando sua escassez.
Visando uma boa gestão dos recursos hídricos foi publicada em 1997 a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) que ficou conhecida como Lei das Águas e estabeleceu instrumentos para a gestão dos recursos hídricos de domínio federal (aqueles que atravessam mais de um estado ou fazem fronteira) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
Segundo dados do relatório de 2022, da ONG S.O.S Mata Atlântica, nenhum rio desse bioma apresenta qualidade ótima; somente 6,8% dos cursos d'água apresentaram boa qualidade. A maior parte dos rios, 72,6%, foram considerados regulares e mais de 20% apresentaram amostras de qualidade ruim ou péssima, ou seja, não poderiam ser utilizadas nem na indústria, nem na agricultura e muito menos para o abastecimento humano.
Esse relatório ainda apontou como as principais causas dessa problemática da água a poluição, o desmatamento de áreas florestais, degradação do solo e falta ou precarização do saneamento básico.
Ressalta-se também que as regiões da Mata Atlântica estão localizadas em áreas de clima tropical onde tem-se um alto índice pluviométrico devido às chuvas que ocorrem principalmente no verão, fator este que também favorece o abastecimento e manutenção do volume hídrico das bacias hidrográficas.
Figura 107 - Domínio da Mata Atlântica e suas bacias hidrográficas
Figura 108 - Bacias e micro bacias hidrográficas na Mata Atlântica
Referências
Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Publicado em: 09/02/2021 Atualizado em: 07/03/2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/cnrh/cnrh/sistema-nacional-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos
BOEHM, Camila. Apenas 7% dos rios da Mata Atlântica apresentam água de boa qualidade. Agência Brasil. Publicado em: 22/03/2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-03/apenas-7-dos-rios-da-mata-atlantica-apresentam-agua-de-boa-qualidade.
Água: mais de 100 milhões de brasileiros se beneficiam das águas que nascem da Mata Atlântica. APREMAVI. Disponível em: https://apremavi.org.br/mata-atlantica/agua/.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account