Conferência das Nações Unidas - ONU - Conferência de Estocolmo

05/06/197216/06/1972View on timeline

Resumo

Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano - sediada por Estocolmo e reuniu 113 países. 

Sugestão para o professor

Professor, seria interessante ler com os alunos a Declaração da Conferência de ONU no Ambiente Humano, Estocolmo, 1972. A partir de cada ponto exposto na declaração discutir o entendimento dos alunos quanto ao tema e traçar paralelos em relação à mudança de visão de natureza que se tinha antes e após a declaração e como isso modifica a forma como nos relacionamos com a natureza.

Declaração da Conferência de ONU no Ambiente Humano, Estocolmo, 5-16 de junho de 1972, disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2013/12/estocolmo_mma.pdf 

Detalhamento da linha do tempo do estudante

Foi um marco histórico por se tratar do primeiro grande encontro internacional com representantes de diversas nações para discutir os problemas ambientais. No período Pós-Guerra, os grandes centros urbanos já contavam com um grande contingente populacional, a atividade industrial crescia em demasia e o aumento da degradação ambiental se ampliava em amplas escalas - desmatamento, poluição de mananciais, poluição atmosférica, elevada produção de resíduos sólidos dentre outros problemas que deram um pontapé na preocupação com a manutenção do meio ambiente.

Em 2022, fez 50 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que foi realizada na cidade de Estocolmo, capital da Suécia. A Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, ocorreu em 1972 e é considerada um marco para as discussões sobre meio ambiente e impactos ambientais gerados pelas atividades humanas. Nela participaram 113 países e trouxe para a pauta internacional a temática ambiental, e fez surgir no campo das relações internacionais entre os países a diplomacia ambiental. 

Até a década de 1970, a visão que se tinha de natureza era de uma fonte inesgotável de recursos naturais. Nessa década, começam a crescer pesquisas e movimentos ambientais que passam a denunciar as consequências dessa visão, como rios poluídos, extinção de plantas e animais, poluição atmosférica, chuva ácida, rios e lagos secando e diversos outros impactos. Dessa forma, vai ficando explícita a relação entre o desenvolvimento da indústria, o avanço tecnológico e o incentivo ao consumo e os impactos sofridos pela natureza e consequentemente para a humanidade. 

A Conferência de Estocolmo, teve como lema "Uma só Terra". A partir daí, já é possível perceber para onde caminharam as discussões sobre ambiente nesse evento. Ou seja, a ideia era uma visão integradora das questões ambientais e não local. A ideia de que tudo está integrado, como a relação entre saúde, desenvolvimento econômico, segurança e Meio Ambiente, passa a ser amplamente divulgada e ganha importância internacional a partir dessa Conferência. Não que tal ideia integradora não existisse, mas passa a ter relevância internacional e é debatida amplamente em diversos âmbitos de políticas públicas.

Do evento criou-se no dia 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, além de dar o passo inicial para a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), órgão da ONU responsável pela pauta ambiental, que criou o IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e nem o tratado de Mudanças Climáticas.

Nessa primeira conferência internacional sobre o meio ambiente, o foco das discussões estava na poluição ambiental e no consumo, cada vez mais alto, de recursos naturais devido aos avanços científicos e tecnológicos, associados ao desenvolvimento industrial e busca intensa por novos mercados consumidores.

Assim, na Conferência de Estocolmo é feita uma declaração com 26 princípios comuns para os povos para se pensar em meio ambiente e preservação, entre esses princípios destacam-se: 

"O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.(...)" (Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2013/12/estocolmo_mma.pdf )

"Os recursos naturais da terra incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras". Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2013/12/estocolmo_mma.pdf.

Referências:

BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 1997.

IGNÁCIO, Julia. ECO-92: O que foi a conferência e quais foram seus principais resultados? Politize. Publicado em: 23/11/2020. Disponível em: https://www.politize.com.br/eco-92/

Conexão

Conferência de Estocolmo - Visão brasileira

0 comments

Comment
No comments avaliable.

Author

Info

Published in 19/07/2023

Updated in 26/07/2023

All events in the topic Geografia:


225000001 BCEPangéia e formação dos Biomas
225000001 BCEPangéia e Aspectos climáticos
1695O Ciclo do Ouro
1989Criação do IBAMA
1992ECO-92
26/08/200204/09/2002Realização da Rio +10