Caixa de Socorros do Matadouro
Caixa de Socorros do Matadouro
Texto por Thamires Siqueira
Com mais de 100 anos de existência, a Caixa de Socorros do Matadouro ou C.S.C.F - Caixa de Socorros Centro Familiar é uma sociedade filantrópica criada em 15 de abril de 1903 por Alfredo dos Passos e outros funcionários do Matadouro de Santa Cruz, com o objetivo de funcionar como um sindicato que luta pelos direitos dos trabalhadores ali presentes e lhes oferece benefícios.
Possuindo estatuto próprio e tendo como pilares o pioneirismo, o trabalho, o cooperativismo, o amor e a dedicação, a caixa de socorros se mantém durante todos esses anos através das doações e taxas cobradas aos seus associados, que em troca recebem o convênio de auxílios-doença e funerários, além de ajuda financeira e empréstimos às famílias dos sócios já falecidos ou que passam por necessidades.
Sua sede fica localizada na Avenida Isabel, 255-257, em Santa Cruz, e já teve como presidentes os antigos diretores do NOPH, Walter e Odalice Priosti.
Outro ponto de importância da Caixa é seu cunho sociocultural, sendo um legado vivo que preserva a história santa-cruzense, através de seus arquivos e registros, e que ainda permanece funcionando atualmente.
REFERÊNCIAS
Consulta ao Acervo NOPH - caixa 029.02 sociedades beneficentes.
Consulta ao Acervo NOPH - Jornal imprensa rural 31.3.1953.
C.S.C.F Caixa de Socorros Centro Familiar. Estatuto. Ano de publicação (1903).
0 comments
Sign in or create a free account