Associação Amigos da Ponte dos Jesuítas - AAPJ
Criação da Associação Amigos da Ponte dos Jesuítas
Texto por Thamires Siqueira
A Associação de Amigos da Ponte dos Jesuítas (AAPJ) teve seus antecedentes criados em 1952 durante as ações de comemoração do bicentenário do monumento histórico da Ponte dos Jesuítas. Porém só foi formalmente criada em 9 de junho de 2000, como uma instituição permanente sem fins lucrativos.
Essa associação teve como precursor o historiador Benedicto Freitas, e como Presidente Sinvaldo Souza, e possui o intuito de divulgar, preservar a história e fomentar a pesquisa sobre a importância cultural desse Patrimônio, ao proteger e promover a Ponte dos Jesuítas através de estudos, exposições e publicações sobre o acervo da Companhia de Jesus.
Ela também consistia na publicação de um boletim informativo, o IESUSCOM, com informações históricas e divulgações das ações relacionadas à Ponte, além da realização de palestras e encontros presenciais a partir dos anos 2000, assim como a arrecadação de fundos.
Sua equipe era formada por grandes personalidades santa-cruzenses e simpatizantes da causa como Antônio Nicolau Jorge, Sinvaldo Souza, Prof. Francisco José Antônio, Sebastião Marçal, Padres, entre outros. E sua sede provisória era localizada na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Jesuítas.
Conheça mais:
REFERÊNCIAS
IESUSCOM - Órgão de divulgação da associação de amigos da ponte dos jesuítas.
Consulta ao Acervo NOPH - Arquivo ponte dos Jesuítas.
0 comments
Sign in or create a free account