Associação de filhos e amigos de Santa Cruz - AFASC
AFASC
Texto por Keila Gomes
A Associação de filhos e amigos de Santa Cruz (AFASC) se inicia no final dos anos 60 com o objetivo de preservar a história imperial de Santa Cruz e promover ações locais com apoio dos comerciantes e figuras da força militar.
Criada na época da ditadura civil e militar (1964-1985), tinha uma linguagem bem conservadora, colocando como especial, dentro do âmbito do bairro, determinadas famílias que estariam no cenário do bairro desde o início do século.
Com sede no Colégio Dom Othon Motta, fez o evento marcante com a festa do IV centenário de Santa Cruz, que foi realizado em 1967 com um ano inteiro de eventos que se concentravam no centro de Santa Cruz não dando importância às outras regiões, com apoio do então governador Negrão de Lima, chegando a conseguir verba para o financiamento das festividades.
Não fica muito clara qual era a proposta da associação, sendo importante observar que os dirigentes faziam parte das famílias tradicionais, não levando em consideração as mudanças sociais do bairro.
Os integrantes da AFASC eram Francisco J. Antônio, Walter J. Antônio, Osvaldo Pereira e Valdir J. de Oliveira.
Conheça mais:
REFERÊNCIAS
Acervo NOPH. Revista do IV centenário, 1967. Acesso em: 12 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account