Kayka Sabatella
Kayka Sabatella
Texto por Victor Marques
Dentro do cenário nacional na história das drag queens no Brasil, as artes e resistências de diversos nomes do transformismo traçaram um longo caminho de representatividade em nossa nação, dentre elas: Rose Bombom, Salete Campari, Silvetty Montilla, Samara Rios, Suzy Brasil e Kayka Sabatella, artista drag que trazia suas cores nas apresentações que realizava na cidade do Rio de Janeiro.
Nascida em 1963, no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste carioca, Kayka passou sua adolescência e amplos anos de sua vida adulta em Santa Cruz, onde também possuiu residência nos apartamentos de cor branca da rua Felipe Cardoso, no centro comercial santa-cruzense. Inspirada nos espetáculos do Teatro da Broadway, a artista trazia também forte influência da cantora e compositora francesa Mireille Mathieu, com estética de seus trabalhos inspirada nas sensibilidades artísticas da musicista.
Atuando em diversas boates e bares LGBTQIAP+ da Zona Oeste do município carioca, com suas performances de dança utilizando conhecidas canções brasileiras e também internacionais, na qual Sabatella iniciou seus trabalhos como performista em meados da década de 1980, trazendo o que o mesmo chamava de "caricatura" em suas representações performáticas, utilizando-se de diversos adereços durante suas apresentações.
Na década de 2000 e meados de 2010, em conjunto com a performista Karina Karão, ambos apresentaram o show denominado "Noite de Peso", satirizando, dentre muitas coisas, algumas nuances do cotidiano de grupos sociais cariocas, em especial, dos homens heteronormativos de classe média do Rio de Janeiro. Kayka ironizava a postura preconceituosa desses, que possuiam relações extraconjugais com outros homens mantendo relacionamento público com mulheres, adotando também posturas LGBTQIAP+fóbicas, ideologizados no construído padrão de família tradicional em nosso país.
Por muitas vezes, no local onde a artista trazia suas sensibilidades no humor, os apresentadores realizavam uma satirização de cunho gordofóbico na abertura do show, relacionando o nome do espetáculo com o peso de Kayka.
No ano de 2004, a artista participou do documentário "Chá das Cinco", roteirizado por Helena Cutter e com direção de Raphael Lemos, com o enredo usando o famoso costume do chá vespertino, trazendo então uma troca de experiências e vivências entre cinco importantes nomes drags do Brasil: Desirée, Narayana de Lucca, Suzy Brasil e a Kayka Sabatella.
Com fortes relações com o Carnaval do Rio de Janeiro, Kayka foi convidada no ano de 2009 a desfilar como uma das integrantes da comissão de frente da Estação Primeira de Mangueira, no enredo "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia". No ano seguinte, Sabatella desfilou como Rainha do Cupinzal à frente da ala das crianças, no enredo "A Mangueira Traz Os Brasis do Brasil Mostrando a Formação do Povo Brasileiro". Sabatella faleceu em 2018, aos 49 anos de idade, deixando um vasto legado artístico, em especial, para a arte drag em todo nosso país.
Conheça mais:
A última entrevista de Kayka Sabatella | Pheeno TV
Morre no Rio a transformista Kayka Sabatella | Jornal Globo
REFERÊNCIAS
CHÁ das Cinco. Direção: Raphael Lemos. Produção: Mariucha Borges, Raphael Lemos e Yves Araújo. Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá, 2004. Digital (17:04 min).
FRANÇA, Wezelley Campos. Quem vê Close não vê Corre: Um estudo acerca da visibilidade, representatividade e ato político da arte drag. Revista Cor LGBTQIA+, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 100-104, jan. 2022. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/download/522/496&ved=2ahUKEwjf1JWisN6AAxXXrpUCHZjFBtAQFnoECA4QAQ&usg=AOvVaw0uE8_hNmexrD7Pgtpxi32G. Acesso em: 12 ago. 2023
PHEENO TV. A última entrevista de Kayka Sabatella @ Pheeno TV. YouTube, 8 maio 2012. Disponível em: https://youtu.be/Zqnr-Bw76Mo. Acesso em: 12 ago. 2023
SILVA, Fábio. Beija-Flor: Morre no Rio a transformista Kayka Sabatella. Galeria do Samba [On-line], Rio de Janeiro, maio 2012. Disponível em: https://galeriadosamba.com.br/noticias/beija-flor-morre-no-rio-a-transformista-kayka-sabatella/9120/. Acesso em: 12 ago. 2023
TCHUCO. Kayka Sabatella na Blue Space 30/07 sábado. YouTube, 31 jul. 2011. Disponível em: https://youtu.be/xesxYsResBM. Acesso em: 12 ago. 2023
0 comments
Sign in or create a free account