As 7 maravilhas do bairro
As 7 maravilhas do bairro
Texto por Thamires Siqueira
Escolhidas em homenagem às comemorações de 440 anos do bairro e fazendo parte do Projeto Corredor Cultural de Santa Cruz, as 7 Maravilhas do bairro de Santa Cruz foram idealizadas por Reinaldo de Azevedo e eleitas pela comunidade no ano de 2007, de forma presencial e on-line, totalizando mais de 40 mil votos.
Elas são consideradas Patrimônio Histórico do bairro e parte da identidade territorial e cultural que formam a memória da comunidade aqui presente. Fazem parte dessa classificação: a Cidade das Crianças, o Batalhão Villagran Cabrita, o Hangar do Zeppelin na Base Aérea de Santa Cruz, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Ponte dos Jesuítas, a Catedral das Assembleias de Deus em Santa Cruz (CADESC) e o antigo Matadouro Industrial de Santa Cruz.
Para a formalização desse título como maravilhas do bairro, foi apresentado pelo vereador Elton Babu um Projeto de Lei nº 422, em 2009, e após foram reconhecidas pela Lei Municipal nº 5.262, de 04/05/2011, que confirmava seu potencial cultural, social e turístico para o Rio de Janeiro.
Anos após, outros projetos foram criados também envolvendo a presença das 7 maravilhas, como os passeios ciclísticos, corridas e caminhadas culturais que passam pelos pontos históricos do bairro de Santa Cruz.
Conheça mais:
Ponte dos Jesuítas, erguida no Brasil Colônia sobre o Rio Guandu, retorna à forma original
Cidade das Crianças | Alô Comunidade
REFERÊNCIAS
CORREDOR Cultural de Santa Cruz. Página do Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/reinaldofotosrei/. Acesso em: 20 ago. 2023.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MUSEOGRAFIA E ARQUITETURA DE MUSEUS - PESQUISA E PATRIMÔNIO, 6. 2019, Recife/Petropólis/Rio de Janeiro. NOGUEIRA, Elizabeth. A história de Santa Cruz, Rio de Janeiro, contada pelo seu Patrimônio Arquitetônico e Cultural. Recife/Petropólis/Rio de Janeiro. 2019. Disponível em: e4a5_nogueira.pdf (arquimuseus.arq.br). Acesso em: 20 ago. 2023.
SOUZA, Sinvaldo do Nascimento. Prefeito Eduardo Paes sanciona lei. Rioeduca Ideias, 17 de maio de 2011. Disponível em: https://rioeducaideias.blogspot.com/2011/05/prefeito-eduardo-paes-sanciona-lei.html. Acesso em: 20 ago. 2023.
RIO DE JANEIRO (Município). Lei nº 5262, de 03 de maio de 2011. Reconhece Como de Interesse Cultural,Social e Turístico do Município do Rio de Janeiro, As Sete Maravilhas do Bairro de Santa Cruz. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 4 maio 2011. Disponível em: https://doweb.rio.rj.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/365#/p:3/e:365?find=LEI%205262
0 comments
Sign in or create a free account