Centro de Tradições Gaúchas Desgarrados do Pago - CTG
Centro de Tradições Gaúchas Desgarrados do Pago - CTG
Texto por Thamires Siqueira
A Sociedade Sul Riograndense é uma entidade representativa do povo gaúcho e suas tradições, criada em 8 de novembro de 1857 por Antônio Álvares Pereira Coruja, e assim sendo considerada a mais antiga existente no país.
Ela representa a união de grupos gaúchos ao lutar por seus direitos e buscar apoio entre os seus fora de sua cidade natal, além de proporcionar um núcleo cultural e atividades recreativas representativas do povo gaúcho, como seus churrascos e danças típicas, por meio dos seus eventos realizados em sua sede para a comunidade.
Essa sede localizada na av. João XXIII, 5000, em Santa Cruz, consistia em um grande campo de 45 hectares, com um parque aquático, quadras esportivas e salão de jogos.
Em 1862 foi reconhecida oficialmente pelo seu desempenho com "autorização de atuação beneficente e comunitária" pelo Decreto n° 2.933 por Marquês de Olinda e pelo Imperador D. Pedro II. Já em 2000, recebeu o título de utilidade pública municipal pela Lei n° 3.098, e em 2005 foi apresentado um Projeto de Lei de n° 2.711 que visava considerar a Entidade como utilidade pública estadual.
Em seu corpo de membros, possui as presenças de sócios ilustres como Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Oswaldo Aranha, General Osório e Mário Kroeff.
REFERÊNCIA
Acervo NOPH. Caixas-arquivos de projetos socioculturais.
0 comments
Sign in or create a free account