Agenda Santa Cruz 2030
Agenda Santa Cruz 2030
Texto por Thamires Siqueira
Elaboradas pela Casa Fluminense junto aos representantes das cinco comunidades (Santa Cruz, Maré, Queimados, São Gonçalo e Japeri), as Agendas Locais ou Agenda Rio 2030 são um conjunto de metas, propostas e elaboração de projetos voltados para políticas públicas para investimento e desenvolvimento dos territórios, onde baseados na metodologia de cidadania ativa, dividiram em 4 eixos, como Saúde, Emprego e Renda, Educação e Cultura.
Esses objetivos advêm desde 2015, a partir de um encontro na sede da ONU em Nova York, que definiu um plano chamado “Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável", culminando na criação das ODS - 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, que visam, mediante os seus cumprimentos, conseguir erradicar a pobreza, proteger a sustentabilidade do planeta e promover a paz e a prosperidade para as pessoas, além de serem baseados nos 5Ps para englobar Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias em uma mesma meta. Esses fatos fizeram com que todos os países criassem suas “Agendas 2030” como um objetivo universal para evoluir de forma econômica, social e ambiental.
A Agenda Santa Cruz 2030 foi a primeira agenda local a ser lançada no Rio de Janeiro, com o objetivo de investir e modificar a realidade social dos bairros da Região Administrativa de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, visando principalmente o protagonismo dos moradores e iniciativas locais, com foco no desenvolvimento da juventude.
Seu evento de lançamento ocorreu em setembro de 2020 na Casa SerCidadão, e muitas das oficinas prévias também, tendo o planejamento da Agenda iniciado desde 2017 junto às comemorações de 450 anos do bairro.
Os projetos elaborados consistem em metas que se desejam alcançar no período de 10 anos, pensando no futuro e necessidades do território. Esse plano foi resultado de uma série de encontros, palestras e formações, realizando uma escuta ativa junto aos moradores, instituições e coletivos, e empresas do Distrito Industrial da região, para que pudessem construir juntos esse programa de melhorias para o bairro.
Como resultado dessas reuniões, foram elaborados materiais gráficos como um livreto, que reúne as propostas, mapas e indicadores para que toda a comunidade conheça e auxilie para que essas metas ocorram de fato até 2030.
Conheça mais:
Lançamento do Plano Santa Cruz 2030 é marcado pelo protagonismo das iniciativas locais | SerCidadão
REFERÊNCIAS
A AGENDA 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. UNODC, [s. d.]. Disponível em: https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/crime/embaixadores-da-juventude/conhea-mais/a-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentvel.html. Acesso em: 27 ago. 2023.
LANÇAMENTO do Plano Santa Cruz 2030. Associação Ser Cidadão, 17 set. 2020. Disponível em: https://www.sercidadao.org.br/amp/lancamento_planosantacruz2030. Acesso em: 27 ago. 2023.
PLANO Santa Cruz 2030. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1y6Y1UqGybf0di8nB4gk_LYQu0OB-swja/view. Acesso em: 27 ago. 2023.
SAMPAIO, Luize. Plano Santa Cruz 2030 é marcado pelo protagonismo dos moradores e o foco na juventude. Casa Fluminense, 14 set. 2020. Disponível em: https://casafluminense.org.br/plano-santa-cruz-2030-e-marcado-pelo-protagonismo-dos-moradores-e-o-foco-na-juventude/. Acesso em: 27 ago. 2023.
SOBRE a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, [s. d.]. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sobre-agenda-2030-e-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 27 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account