O Instituto do Matadouro de Santa Cruz - IMASC
Instituto do Matadouro de Santa Cruz- IMASC
Texto por Thamires Siqueira
O Instituto do Matadouro de Santa Cruz (IMASC) é uma instituição de pesquisa e preservação do Patrimônio Material e Imaterial voltada para a história presente no Quarteirão Cultural do Matadouro, possuindo esse nome em homenagem ao antigo Matadouro Público de Santa Cruz que produzia e transportava carne para abastecer toda a cidade do Rio de Janeiro.
Ele foi criado para preservar esse legado histórico, ao manter a memória e a cultura local vivas. Para isso são realizadas ações como palestras, rodas de conversa, cursos de formação, visitas e pesquisas ao acervo.
Outro fato importante é o de ser um órgão ativo nas lutas pela manutenção do patrimônio da comunidade, como nos abaixo-assinados, manifestações e ocupações realizadas na Praça do Ringue, como protesto para a retirada do BRT, que foi instalado erroneamente em um lugar polo de manifestações culturais da região, como o Carnaval e feiras que ali existiam e após a instalação do BRT se perderam, prejudicando os moradores e atrapalhando o trânsito, o que justifica os pedidos para a mudança de sua localização.
A equipe do instituto é formada por voluntários, sendo alguns membros Ana Beatriz, Gisele Ferreira, Alexandre de Moraes Sant’Anna, Rafaela Cardoso e Yasmim Oliveira. Sua fundação se deu em 2019, a partir de um Projeto de Educação Patrimonial, decorrente do trabalho de mestrado da presidente do IMASC, Edith de Moraes, sobre a transferência do Matadouro Público de Santa Cruz.
REFERÊNCIAS
CARDOSO, José. IMASC Ocupou a Praça do Ringue em Santa Cruz. Notícias Úteis Zona Oeste [on-line], 31 jan. 2023. Disponível em: https://www.noticiasuteisdazonaoeste.com.br/imasc-ocupou-a-praca-do-ringue-em-santa-cruz/. Acesso em: 22 ago. 2023.
INSTITUTO IMASC. Perfil. Instagram: @instituto.imasc. Disponível em: https://www.instagram.com/instituto.imasc/. Acesso em: 22 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account