Origem do nome do bairro
A origem do nome Santa cruz
Texto por Guaraci Rosa
Falar da história do bairro de Santa Cruz e não mencionar os padres jesuítas é tarefa impossível. A influência da ordem religiosa está em diversas localidades do bairro. Mas a maior marca jesuítica está no nome: Santa Cruz.
Mas por que os jesuítas colocaram o nome "Santa Cruz"?
Para compreendermos melhor, primeiro devemos entender o que é um cruzeiro e seu significado para os cristãos.
A representação de um cruzeiro é feita por uma cruz de pedra ou madeira. Na maioria das vezes, são colocadas na parte externa de uma igreja, cemitérios, lugares altos (colinas, morros ou serras). No Brasil colonial, também estavam presentes à entrada das propriedades religiosas. É um símbolo da fé católica e remete à crença em Jesus Cristo. Na antiguidade, era vista com horror, mas, com o advento do cristianismo, a cruz passou a significar salvação, perdão, graça e reconciliação com Deus.
No caso específico de Santa Cruz, sua etimologia, isto é, a origem do nome, remonta à chegada dos padres inacianos (jesuítas, da Ordem de Santo Inácio) a Santa Cruz e que lá colocaram uma cruz de pedra. O famoso superintendente Saldanha da Gama, da Fazenda de Santa Cruz, afirmou em 1860 que os jesuítas colocaram uma cruz de madeira toda preta, tendo como base uma pedra e um pilar de granito.
É importante frisar que durante a administração dos jesuítas, anualmente aconteciam festas religiosas ao redor do cruzeiro no mês de maio. Era o "Dia da Sagração da Santa Cruz", sempre com missas, procissão no bairro, quermesses durante o dia. Já à noite, a festa era dos escravizados, que cantavam e dançavam até altas horas.
Mais tarde, já durante o Império, o cruzeiro seria substituído por outro de dimensões menores. Atualmente, existe uma cruz no mesmo local, mas não é o cruzeiro do período imperial, e, sim, uma réplica colocada pelo batalhão do Exército Villagran Cabrita.
Um cruzeiro também está presente no morro do mirante. Essa forma de entronização busca a proteção para os moradores do bairro, segundo a fé cristã.
REFERÊNCIAS
FREITAS, Benedicto. Santa Cruz: Fazenda jesuítica, real e imperial. Volume I. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1985.
SOUZA, Sinvaldo do Nascimento. Conheça a origem do nome do bairro Santa Cruz RJ. Jornal Vitrine Zona Oeste, set. 2011. Disponível em: https://jornalvitrine.blogspot.com/2011/09/1-origem-do-nome-vamos-encontrar.html. Acesso em: 26 ago. 2023
0 comments
Sign in or create a free account