Fonte Wallace
Fonte Wallace
Texto por Thamires Siqueira
O bairro de Santa Cruz tem a honra de possuir um dos poucos exemplares da Fonte Wallace, dentre os localizados no Rio de Janeiro, estando os outros presentes em locais como o Jardim Botânico e o Museu Histórico da Cidade.
A fonte é uma obra de arte francesa, feita em ferro fundido no final do século XIX, construída com o intuito de embelezar as praças e parques públicos da cidade. Nela estão representadas as “virtudes eternas”: bondade, caridade, sobriedade e simplicidade", através de quatro cariátides que seguram uma cúpula. “Cariátide” é o nome dado a uma figura feminina esculpida, um tipo de coluna ou pilar.
Seu nome, Fonte Wallace, refere-se ao inglês Sir Richard Wallace, que idealizou e doou diversos exemplares da fonte em 1872 a Paris, e, depois, para outras cidades do mundo. Estes exemplares da fonte foram construídos pela Fundição Val d'Osne, tendo como escultor Charles Lebourg.
Esta obra é considerada um monumento histórico de Santa Cruz, por sua imponente representação que está presente na memória e história coletiva do bairro, além de ser tombada como Patrimônio Cultural Carioca, por sua relevância histórica e artística.
Inicialmente instalado em frente ao Palácio Imperial de Santa Cruz (hoje Batalhão Villagran Cabrita), atualmente o exemplar santa-cruzense da fonte está localizado na Praça Dom Romualdo, palco de várias manifestações culturais em seus espaços, e, mesmo quando ocorrem depredações no entorno, a própria comunidade preza pela manutenção e segurança da Fonte Wallace, mantendo-a conservada atualmente.
Decreto nº 19.011 de 5/10/2000
REFERÊNCIAS
FONTE Wallace do Bairro Imperial de Santa Cruz. Olhos de Ver - Patrimônio Histórico Rio de Janeiro, dez. 2022. Disponível em: https://olhosdeverrj.com.br/?p=2543. Acesso em: 25 jul. 2023.
MONUMENTOS DO RIO. Escultura nº 053/003. Disponível em: http://www.monumentosdorio.com.br/antigo/br/esculturas/053/003.htm. Acesso em: 25 jul. 2023.
NOPH. Consulta a Jornais do NOPH e ao O Quarteirão.
SIQUEIRA, Thamires de Assis Alves. Cultura para quem? Reflexões sobre políticas públicas e direitos culturais na Zona Oeste carioca. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SOUZA, Sinvaldo do Nascimento. Fonte Wallace, uma relíquia do Império. Rioeduca Ideias, abr. 2011. Disponível em: http://rioeducaideias.blogspot.com/2011/04/fonte-wallace-uma-reliquia-do-imperio.html. Acesso em: 25 jul. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account