Estação do Matadouro
Ramal do Matadouro - Primeira Estação
Texto por Guaraci Rosa
O ano de 1884 marcou um momento radiante para o bairro de Santa Cruz, quando, logo no primeiro dia do ano, foi inaugurada a estação ferroviária do Matadouro. A linha tinha formato circular, estendendo-se por 1700 metros, com o propósito de facilitar o desembarque de gado de corte e o embarque de carnes destinadas à estação de São Diogo. Localizada próxima ao centro do Rio, a São Diogo era o ponto de distribuição das carnes, abastecendo a cidade do Rio de Janeiro.
Posteriormente, o ramal também passou a atender ao transporte de passageiros, principalmente funcionários do matadouro.
Com a chegada da eletrificação em 1945, era necessário fazer baldeação na estação de Santa Cruz para chegar de trem ao matadouro. Alguns anos depois, a eletrificação foi estendida até esta estação.
No início dos anos 1970, a estação de Santa Cruz passou por obras, e o tráfego para o matadouro foi suspenso. Essas obras duraram até 1974, porém o tráfego não foi restabelecido para a antiga estação.
Apesar de estar tombada pela prefeitura municipal desde 1993, a estação encontra-se em estado de ruínas ainda no ano de 2023. Diversos moradores e entidades lutam pela preservação da memória e do patrimônio de todo o complexo do Matadouro de Santa Cruz. Entre essas entidades, podemos citar o IMASC (Instituto de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Material e Imaterial do Matadouro Público de Santa Cruz), que tem se dedicado a um forte trabalho nessa área.
Conheça mais:
Decreto nº 12.193 de 9/08/1993
REFERÊNCIA
ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO BRASIL. Home, 2023. Disponível em: www.estacoesferroviarias.com.br. Acesso em: 13 jul. 2023
0 comments
Sign in or create a free account