A nova Igreja Matriz
A nova Igreja Matriz
Texto por Thamires Siqueira
Localizada na Praça Dom Romualdo, n˚11, no coração de Santa Cruz, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (PNSC) é considerada a segunda maior igreja católica do Rio de Janeiro, atrás somente da Catedral Metropolitana.
Com 263 anos de história, ela foi fundada em 24 de julho de 1760, com o nome de Paróquia de Santa Cruz, já tendo como padroeira Nossa senhora da Conceição, na histórica Fazenda de Santa Cruz. Em 1896 teve sua nova sede erguida, já na Praça Dom Romualdo, onde ficou até 1971.
A nova Matriz começou a ser construída no ano de 1950, e as duas igrejas conviveram juntas durante alguns anos, até a demolição da antiga unidade. Esta mudança de sedes ocorreu devido ao crescente número de fiéis, o que exigia um templo maior. A obra, que durou vinte e quatro anos, foi considerada um projeto inovador e modernista, e forneceu muitos empregos na região. Além da igreja, também foi construído um cineteatro, o Cine Fátima, que abastecia de lazer e cultura toda a região.
Algumas décadas depois, no ano de 2006, foi vista a necessidade de reformas estruturais na igreja. Realiza-se então uma campanha de arrecadação de fundos que uniu todo o bairro por sua importância. O templo foi reinaugurado em 2013 para as celebrações da JMJ - Jornada Mundial da Juventude.
Atualmente ela é a Igreja Matriz do vicariato da região e reúne todos os outros templos em seus eventos e atividades, além de possuir um grande número de pastorais por todo o território. A igreja se mantém através das doações da comunidade e possui missas de domingo a sexta-feira; aos sábados, não há serviço religioso no local. Seu pároco atual é o Padre Jorge, porém muito se diz sobre o legado deixado pelo antigo Padre Guilherme Decaminada.
Alguns dos eventos tradicionais realizados por ela e que fazem parte da história do bairro são os famosos tapetes de sal do Corpus Christi (por sua grande extensão nas ruas), a Missa da Vitória (que ocorre há mais de quinze anos, toda primeira terça-feira do mês), a Via Sacra (durante a Semana Santa), a festa nordestina (em comemoração aos santos juninos), a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Igualmente, vale destacar as excursões, viagens e peregrinações de fiéis à cidade do interior paulista, Aparecida. Ocorrem ações de cunho social, como o brechó e os grupos de acolhimento aos alcoólicos anônimos e moradores de rua.
A Igreja é um ponto de referência: considerada uma das 7 maravilhas do bairro de Santa Cruz e faz parte da história e memória coletiva de toda a comunidade. Ela também já foi sede do NOPH (Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz) e de diversos outros cursos livres (inglês, por exemplo) que utilizavam dos seus espaços para oferecer atividades socioculturais.
REFERÊNCIAS
NOPH. Consulta ao Acervo das caixas-arquivo da Igreja.
NOPH. Consulta ao acervo do Jornal O Quarteirão.
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (PNSC). Home, 2023. Disponível em: https://pnsc.org.br/. Acesso em: 9 ago. 2023.
SANTA Cruz e suas igrejas. Descubra Santa Cruz RJ, [s.d.]. Disponível em: https://descubrasantacruzrj.com.br/santa-cruz-e-suas-igrejas/. Acesso em: 9 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account