Loja Tofani
Loja Tofani
Texto por Guaraci Rosa
Esta loja está localizada na rua Felipe Cardoso, no centro de Santa Cruz. Este comércio faz parte da memória afetiva de muitos moradores do bairro. Sua história está ligada à imigração italiana no bairro.
No alto do sobrado está a data de 1928, porém a atividade comercial desta firma teve início no ano de 1889, com o imigrante italiano Emílio Tofani. Nos primeiros anos era uma loja de “secos e molhados”. Este termo era usado porque vendia “líquidos e sólidos”, aquilo que conhecemos hoje como um armazém. Posteriormente virou um comércio de “utilidade doméstica”, com uma grande variedade de produtos para o lar.
Nos tempos em que não existia Banco do Brasil em Santa Cruz, Emílio Tofani era correspondente do banco no bairro. Era responsável pelo serviço bancário de vários lojistas em Santa Cruz. Este serviço também era feito pelo seu sobrinho.
Após o falecimento de seu proprietário, já no século XX, assume a loja Emílio Tofani Sobrinho, mas conhecido como Emilinho. O nome no diminutivo era usado por muitos para diferenciar do tio, pois eram homônimos.
Durante décadas, Emilinho vai comandar a Loja Tofani e se tornar uma pessoa muito influente, não só no bairro, mas em toda a cidade. Católico fervoroso, ia às missas todos os domingos. No meio social foi amigo de Júlio Cesário de Melo, Carlos Lacerda, Padre Olímpio de Melo, entre outros grandes nomes de sua geração.
Emilinho faleceu na Itália, onde estava a passeio, no final de agosto de 1977. O corpo é transladado para Santa Cruz e foi velado na Igreja Nossa Senhora da Conceição. A missa de corpo presente foi realizada pelo Padre Luciano Dal Zoppo. Um grande cortejo fúnebre conduziu o corpo até o cemitério do bairro, no domingo, dia 5 de setembro de 1977.
Após o falecimento de Emilinho, seu filho José Francisco Tofani assume a direção da empresa. Além do gosto pelo comércio, José Francisco herda do pai o gosto por história. Vai participar ativamente do Núcleo de Pesquisa Histórica de Santa Cruz (NOPH), na função de coordenador de divulgação.
No fim dos anos 1990 a loja é ampliada e consequentemente passa a vender uma variedade maior de produtos. Atualmente é comandada por Marcelo Tofani.
O tempo passou e a Loja Tofani permanece forte no centro do bairro. Faz parte da história do comércio em nossa região. São mais de 130 anos de tradição, em que diversas gerações da mesma família permanecem na administração de um comércio que faz parte da memória coletiva de Santa Cruz.
REFERÊNCIAS
O FLUMINENSE. Rio de Janeiro, 2 set. 1977.
O FLUMINENSE. Rio de Janeiro, 7 set. 1977.
0 comments
Sign in or create a free account