Instalação do destacamento do Corpo de Bombeiros Militar
Instalação do destacamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ
Texto por Thamires Siqueira
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ, o mais antigo do Brasil e da América latina, foi criado em 2 de julho de 1856 - Decreto nº1.775, pelo Imperador D. Pedro II, para combater os inúmeros incêndios que ocorriam pela cidade, tendo inicialmente o nome de "Corpo Provisório de Bombeiros da Corte". Depois, com a Proclamação da República em 1889, recebeu o título de "Corpo de Bombeiros do Distrito Federal". Com a transferência da capital para Brasília em 1960, mudou para "Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara". Com a fusão do estado da Guanabara com o Rio de Janeiro em 1975, modificou seu nome para CBERJ - Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, e somente em 1995 chegamos ao nome atual CBMERJ, com o acréscimo do termo “militar”.
O Corpo de Bombeiros integra os sistemas de Segurança e Defesa da Cidade, e seus objetivos são a prevenção e combate de incêndios, e atender a buscas, salvamentos e socorros em todo o território que corresponde à área de atuação dos respectivos batalhões. Ele também possui escolas, hospitais, museus e cursos, como o projeto “bombeirinhos” e diversos outros serviços oferecidos à comunidade.
A unidade de Santa Cruz é um destacamento do 13° Batalhão de Campo Grande e fica localizado na rua Dom João VI, s/n., próximo à Praça do Ruão. Possibilitam a segurança do bairro, tendo atuado em casos importantes, como os incêndios do Hospital Pedro II e o do Palacete Princesa Isabel. No entorno do bairro também possuímos os destacamentos do Corpo de Bombeiros de Sepetiba e de Guaratiba.
REFERÊNCIAS
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Home, 2023. Disponível em: http://www.cbmerj.rj.gov.br/. Acesso em: 9 de agosto de 2023.
MEMÓRIA: criação no Brasil do primeiro Corpo de Bombeiros da Corte, vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. BN Digital Brasil, jul. 2021. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/artigos/memoria-criacao-no-brasil-do-primeiro-corpo-de-bombeiros-da-corte-vindo-a-se-transformar-futuramente-no-corpo-de-bombeiros-militar-do-estado-do-rio-de-janeiro/. Acesso em: 9 ago. 2023. NOPH. Consulta à caixa-arquivo de Infraestrutura/Segurança.
0 comments
Sign in or create a free account