Batalhão escola Villagran Cabrita - 1° Batalhão de engenharia de combate
1° Batalhão de engenharia de combate (Batalhão escola Villagran Cabrita)
Texto por Thamires Siqueira
João Carlos de Villagran Cabrita, foi um grande militar na história do Exército Brasileiro, nasceu em 30 de dezembro de 1820 em Montevidéu. Iniciou sua carreira aos 22 anos como Alferes-Aluno no Batalhão de Artilharia, ele posteriormente avançou na carreira ao formar-se em Matemática e Física em Pernambuco, consolidando-se como Engenheiro Militar.
Em 1855, desempenhou papel fundamental na criação do 1° Batalhão de Engenharia no Rio de Janeiro, ocupando a posição de Fiscal Administrativo. Durante a Guerra da Tríplice Aliança em 1865, comandou o 1° Batalhão de Engenharia, ganhando destaque ao surpreender o inimigo na travessia do Rio Paraná.
Contudo, sua carreira foi tragicamente interrompida em 10 de abril de 1866, quando, após a vitória marcante, Villagran Cabrita foi fatalmente atingido por uma bala de canhão. Postumamente, recebeu homenagens, sendo reconhecido como patrono da Engenharia em 1962, enquanto o 1° Batalhão de Engenharia foi nomeado em sua memória, e 10 de abril foi designado como o Dia da Engenharia no Exército brasileiro.
Atualmente o 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola) Villagran Cabrita está localizado na Praça do Ruão, n ̊ 35 em Santa Cruz. Anteriormente era localizado na Vila Militar. Sua transferência para Santa Cruz ocorreu na década de 1940.
Sua sede funciona no antigo Palácio da Fazenda Real e Imperial de Santa Cruz, e também antiga propriedade jesuítica, um lugar que é palco fundamental da história e cultura do bairro. O local permanece disponível para visitação de suas exposições e espaços mediante agendamento.
O batalhão, dentre suas funções ao longo do tempo, servia como apoio às atuações do exército, como na Guerra do Paraguai, entre os anos 1865 e 1870, em que o tenente-coronel João Carlos de Villagran Cabrita, patrono da instituição, foi morto após liderar a vitória.
Ele também foi importante apoio em outras situações, como na Guerra dos Canudos (1896-1897) e na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi fundamental nas missões de paz em Angola e no Haiti, nos projetos de pacificação dos Complexos do Alemão e da Maré, além de auxiliar nas buscas em desabamentos, como na comunidade da Muzema. Atualmente, seus espaços estão mais integrados à comunidade, com a realização de eventos em datas comemorativas em seu jardim. Isso inclui as cantatas de Natal, com luzes e orquestras, o festival no Dia das Crianças, apresentando atividades e brincadeiras para todas as idades.
Por último, destaca-se a realização da Feira Santa Cruz Bairro Imperial (em frente à sede do batalhão). Sua segunda edição aconteceu em 05 de agosto de 2023, celebrando a aprovação da lei que elevou Santa Cruz a Bairro Imperial. Esse evento contou com a participação de empreendedores e artistas locais e foi organizado pelo projeto Descubra Santa Cruz.
REFERÊNCIAS
NOPH. Consulta ao Acervo caixa-arquivo do Batalhão Villagran Cabrita.
PRIMEIRO BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE. Batalhão Villagran Cabrita. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.1becmb.eb.mil.br/. Acesso em: 26 jul. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account