Rua Felipe Cardoso
Rua Felipe Cardoso
Texto por Thamires Siqueira
Uma das principais ruas do bairro, a tradicional Felipe Cardoso é ponto essencial na história de Santa Cruz. Inicialmente conhecida como estrada da Real Fazenda de Santa Cruz, também já possuiu os nomes de rua de Dom João VI e de Rua Formosa, recebendo o título de Felipe Cardoso em 1895, em homenagem a Felipe Basílio Cardoso Pires, político representante de Santa Cruz na Câmara Municipal.
Considerada quase uma pintura, de tão bonita que era, a rua contava com jardins e praças cheias de pássaros e borboletas em seu entorno, e até um chafariz com peixes ornamentais, próximo à estação de trem, além dos imponentes casarões que a cercavam. Até hoje conta com algumas construções que formam o legado desse período áureo, provas da história de Santa Cruz, tendo como exemplo a Loja Tofani.
A Felipe Cardoso é uma via larga e espaçosa, ponto de encontro que reúne todos os moradores, presente na memória local, palco de diversas manifestações culturais santa-cruzenses, como o carnaval e os seus blocos de rua, os desfiles cívicos e as bandas, as procissões e quermesses, as feiras de empreendedorismo, os tradicionais camelôs e as tantas lojas que cercam a rua, sendo o principal espaço comercial do bairro.
Um ponto de mudança estrutural na rua foi a instalação da enorme estação do sistema BRT de ônibus, que impossibilitou a presença de alguns dos clássicos eventos que ocorriam na rua. Com isso, ocorreu a retirada do seu tradicional coreto de carnaval. Algumas instituições, como o IMASC, e muitos moradores da região têm se manifestado por sua demolição para retomar o potencial histórico, cultural e social da rua.
Mesmo após diversas reformas, a rua Felipe Cardoso não perdeu sua beleza, grandiosidade e importância para a região, perpassando o tempo, sendo o encontro entre o passado e o presente santa-cruzense, com muitas possibilidades para o futuro, pois é uma rua que movimenta a economia, o lazer e a cultura locais.
REFERÊNCIAS
MEMÓRIAS de Itaguaí. "Olha a Rua Felipe Cardoso em Santa Cruz." Página do Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/memoriasdeitaguai/posts/olha-a-rua-felipe-cardoso-em-santa-cruz/531451953663031/?locale=pt_BR. Acesso em: 27 ago. 2023.
NOPH. Consulta aos jornais do NOPH.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MUSEOGRAFIA E ARQUITETURA DE MUSEUS - PESQUISA E PATRIMÔNIO, 6. 2019, Recife/Petrópolis/Rio de Janeiro. NOGUEIRA, Elizabeth. A história de Santa Cruz, Rio de Janeiro, contada pelo seu patrimônio arquitetônico e cultural. Anais [...] Recife/Petrópolis/Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://arquimuseus.arq.br/seminario2019/pdf/artigos/eixo_4-patrimonio_e_educacao/e4a5_nogueira.pdf . Acesso em: 27 ago. 2023.
0 comments
Sign in or create a free account