Linha de bonde Santa Cruz x Sepetiba - Tração animal
Linha de Bonde Santa Cruz x Sepetiba - Tração Animal
Texto por Guaraci Rosa
Em 17 de outubro de 1882, ocorreu um acontecimento importante para o bairro de Santa Cruz: o Governo Imperial concedeu o privilégio, através do Decreto nº 8.711, para a construção de uma linha de bonde que ligaria Santa Cruz a Sepetiba. Essa iniciativa visava impulsionar o desenvolvimento da região e facilitar o transporte de pessoas e mercadorias.
As obras de assentamento dos trilhos começaram em setembro de 1883, representando um empreendimento desafiador para a época, pois exigia a superação de obstáculos naturais e desafios técnicos. O esforço dos trabalhadores culminou na inauguração oficial da linha em 28 de julho de 1884.
Simultaneamente à construção da linha férrea, a empresa responsável pelo projeto também se empenhou em desenvolver a infraestrutura portuária de Sepetiba. Um píer estava sendo erguido com o propósito de implantar uma linha de vapores que conectasse Sepetiba a importantes destinos da costa brasileira, como Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
Em 1897, a Companhia de Navegação Rio-São Paulo assumiu a operação da linha de tração animal que ligava a estação de Santa Cruz ao cais de Sepetiba, utilizando uma frota de dois bondes de passageiros. Naquela época, esse modesto serviço de transporte já atendia uma média diária de cinquenta e quatro passageiros.
O ano de 1908 representou um marco no aprimoramento do serviço, com o aumento da frequência das viagens para três por dia em cada sentido. Essa significativa expansão no número de viagens certamente contribuiu para facilitar o acesso das pessoas à região e impulsionar ainda mais as atividades comerciais.
Infelizmente, apesar dos esforços e sucessos alcançados ao longo dos anos, a linha de bondes entre a estação de Santa Cruz e Sepetiba foi extinta em novembro de 1910. Ela deixou um legado importante na história do transporte e desenvolvimento da região, além de ter proporcionado uma ligação importante entre os bairros durante o período de operação.
Em 1917 os bondes elétricos chegaram a Campo Grande. Infelizmente, Santa Cruz não acompanhou este desenvolvimento.
REFERÊNCIA
TRANSPORTE PÚBLICO. Home, 2023. Disponível em: http://memoria711.blogspot.com/. Acesso em: 10 jul. 2023
0 comments
Sign in or create a free account