Governo-Geral do Brasil
Resumo
Implantação do Governo-Geral do Brasil, com vistas à centralização administrativa das terras do Novo Mundo por parte da Coroa Portuguesa.
Detalhamento
Diante do fracasso do sistema de Capitanias Hereditárias, o rei D. João III resolveu centralizar as decisões administrativas, até então pulverizadas nas mãos dos diferentes capitães donatários, sob um único Governo-Geral. Para tanto, nomeou o militar Tomé de Sousa para o cargo de governador-geral e ordenou-lhe a fundação da cidade de São Salvador, na Capitania da Bahia.
Curiosidades
Você sabia que a cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos (ou, simplesmente, Salvador, como a chamamos hoje) foi a primeira cidade implantada no Brasil? E mais: ela não nasceu como um simples povoado para depois se transformar em freguesia e, posteriormente, em vila. Não! Fundada em 29 de março de 1549 pelo governador-geral Tomé de Sousa, Salvador já nasceu como uma cidade, uma cidade do futuro, por assim dizer, planejada para encarnar o Estado português no Brasil e, portanto, para desenvolver um determinado projeto de poder.
Referências
ORLANDI, E. P. A fundação de um estado: cidade de São Salvador, Brasil. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 53, n. 2, p. 101–112, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636980.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account