Programa de erradicação dos cafezais improdutivos
Resumo
O programa de erradicação dos cafezais improdutivos, do Instituto Brasileiro do Café (IBC-GERCA), promoveu a destruição de cerca de 1,73 bilhões de pés de café!
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Os principais objetivos desse programa foram a diversificação da produção, o aumento da qualidade do café, o equilíbrio entre oferta-demanda e o melhor aproveitamento no uso da terra. No entanto, nem todos os seus resultados foram satisfatórios. Alguns deles foram, inclusive, deletérios para o meio ambiente e para a sociedade, tais como a substituição preferencial de antigos cafezais por pastagens e a geração de mão de obra ociosa, que não conseguiu ser absorvida por outras atividades agrícolas. Além disso, houve um processo pesado de êxodo rural e o consequente inchaço de cidades, sem planejamento urbano.
Referência
PANAGIDES, Stahis. Erradicação do café e diversificação da agricultura brasileira. Revista Brasileira de Economia, v. 23, n. 1, p. 41-71, 1969. Disponível em https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/article/download/1686/5880.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account