Desenvolvimento dos Projetos RADAM e RAMBRASIL
Resumo
O Projeto Radam (Radar na Amazônia) e o Radambrasil foram iniciativas do Governo federal para promover o mapeamento detalhado das riquezas naturais brasileiras.
Sugestão para o professor
Sugestão de Leitura
PINHEIRO, Karina. Relembre a história da Transamazônica, a utópica rodovia na Amazônia. Portal Amazônia. Publicado em: 05/09/2022. Disponível em: https://portalamazonia.com/amazonia/relembre-a-historia-da-transamazonica-a-utopica-rodovia-na-amazonia
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Com os levantamentos aerofotogramétricos por imagens de radar, realizados primeiro na Amazônia e depois ampliados para todo o país, foi possível aos cientistas e gestores públicos compreender um pouco melhor as região mais longínquas, de difícil acesso ou mesmo aquelas já profundamente desmatadas e descaracterizadas, como a Mata Atlântica. As imagens obtidas por radar eram muito mais precisas do que simples fotografias aéreas até então utilizadas. Elas confirmaram, por exemplo, que a Amazônia é um mosaico de diferentes fisionomias vegetais (incluindo campos e savanas), e não um conjunto homogêneo de florestas como se supunha. Os dados gerados por anos de trabalhos de mapeamento foram fundamentais para a elaboração do Mapa de Vegetação do IBGE, de 1988, o qual, por sua vez, serviu de base para a Lei da Mata Atlântica, de 2006.
Sobre os objetivos desses projetos, que mereceram grandes investimentos do Governo federal, Leonardo Castro (2003, p. 108-109) acrescenta o seguinte: "O Projeto RADAMBRASIL terá sido, possivelmente, o maior e mais ambicioso projeto de levantamento de 'recursos naturais' jamais realizado no Brasil, mas é preciso registrar que o estudo da vegetação estava longe de ser seu escopo principal – e muito menos para fins conservacionistas. O projeto foi iniciado no início da década de 1970, com o nome "Projeto RADAM", e restringia-se então ao território amazônico, sendo parte do famoso Plano de Integração Nacional (PIN) anunciado pelo general-presidente Emílio G. Médici em 1970, cujo carro chefe foi a abertura da estrada Transamazônica".
Figura 95 - Mapa da Vegetação no Brasil, 1988.
Referências
CASTRO, Leonardo Costa de. Da biogeografia à biodiversidade: políticas e representações da Mata Atlântica. Tese de Doutorado em Antropologia Social, 202 p. UFRJ/Museu Nacional, 2003.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account