Descoberta de poços de petróleo no Recôncavo baiano
Resumo
Trabalhos de prospecção de petróleo no Recôncavo baiano, os quais levaram à descoberta, em 21 de janeiro de 1939, do poço de Lobato, um bairro de Salvador, na Bahia.
Sugestão para o professor
Explorar os aspectos científicos, políticos e lúdicos dos dois textos de Monteiro Lobato: "O escândalo do petróleo" (1936) e "O poço do Visconde" (1937).
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Essa descoberta provocou verdadeiro alvoroço na cidade baiana de Salvador. Ao mesmo tempo, a notícia provocou diversas polêmicas envolvendo políticos, técnicos do governo, geólogos, intelectuais e empresários, os quais não chegavam a um acordo sobre a existência ou não de petróleo no Brasil. Havia muitos interesses em jogo - dentro e fora do país. Uma das pessoas mais envolvidas nesse debate foi o escritor José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948), que mobilizou uma intensa campanha na opinião pública brasileira para pressionar o Governo Vargas a admitir a existência de petróleo no país. Além de escrever para diversos jornais e revistas da época, Lobato lançou duas obras sobre o tema: "O escândalo do petróleo" (1936) - um livro-denúncia que criticava a postura supostamente subserviente do governo Vargas aos interesses internacionais - e "O poço do Visconde" (1937) - um livro voltado para o público infantil, com explicações didáticas e científicas sobre geologia e geopolítica. Em 1941, foi descoberto em Candeias, também na Bahia, o primeiro poço de exploração comercial. A partir daí, o governo não pôde mais esconder a existência de reservas de petróleo no país. Com o investimento público em atividades de prospecção e perfuração, diversos poços foram sucessivamente descobertos, sobretudo no Nordeste brasileiro. Essas descobertas obrigaram o governo brasileiro a se posicionar claramente em relação à exploração do petróleo e a regulamentá-la, o que redundou na fundação da Petrobrás, em 1953.
Curiosidades
Você sabia que, além de escritor e advogado, Monteiro Lobato também foi dono de diversas empresas de perfuração de petróleo? Isso mesmo! Além da Companhia Petróleo Nacional, da Companhia Petrolífera Brasileira e da Companhia de Petróleo Cruzeiro do Sul, Lobato também fundou a Companhia Mato-grossense. Ele acreditava que o petróleo seria a chave para todos os problemas econômicos e sociais do Brasil. Ele criticou tanto o governo Vargas pela falta de transparência em relação ao assunto que, em 1941, chegou a ser preso pela ditadura do Estado Novo, acusado de subversão.
Referências
"DIAS, José Luciano de Mattos; QUAGLINO, Maria Ana. A questão do petróleo no Brasil: uma história da PETROBRAS. Rio de Janeiro: CPDOC: PETROBRAS, 1993.
SCHIOCHET, Gabriel Augusto. História da Petrobrás: como ela surgiu. Politize. publicado em: 13/09/2022. Atualizado em: 30/03/2023. Disponível em https://www.politize.com.br/historia-da-petrobras/?https://www.politize.com.br/&gclid=CjwKCAiA_vKeBhAdEiwAFb_nrdE8USoTlmaSjD7fpYc2miw1_yt2MCUsA0-8B2Ub_-beBGkKEs_VwBoC0pUQAvD_BwE"
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account