Lançamento do Relatório da Comissão Brundtland
Resumo
Lançamento do Relatório da Comissão Brundtland (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da ONU), intitulado "Nosso Futuro Comum".
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Essa Comissão criou o conceito de desenvolvimento sustentável, utilizado pela primeira vez no relatório, associando a questão econômica aos aspectos sociais e ambientais.
Publicado com o nome de "Nosso Futuro Comum", o Relatório da Comissão Brundtland teve grande repercussão internacional. Para os conservacionistas de gerações anteriores, o relatório trouxe novidades conceituais importantes. Com a palavra, Paulo Nogueira Neto, ex-Secretário Especial do Meio Ambiente (SEMA) e um dos dois representantes da América Latina na Comissão Brundtland: "O termo desenvolvimento auto-sustentável (sic) é de entendimento fácil [...] é o desenvolvimento que não prejudica as gerações futuras. [...] Para que o uso do ambiente seja auto-sustentável, deve estar baseado em dois pontos absolutamente essenciais: um é a boa qualidade de vida. ou seja, as considerações ambientais que estão no fundamento do desenvolvimento, e o outro, é a proteção da biodiversidade. Além disso, precisamos considerar também os conteúdos sociais. Nós não nos preocupávamos com o conteúdo social, mas, hoje, estou convencido de que se não erradicarmos a miséria, não teremos um desenvolvimento auto-sustentável" (Nogueira Neto in Urban, 1998, p. 201, destaque nosso).
Referências
URBAN, Teresa. Saudade do matão: relembrando a história da conservação da natureza no Brasil. Curitiba: Editora da UFPR; Fundação O Boticário de Proteção à Natureza; Fundação MacArthur, 1998.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account