A criação da VALE e da CSN
Resumo
Foram criadas duas empresas siderúrgicas por Getúlio Vargas: a Companhia Siderúrgica Nacional (1941) e a Companhia Vale do Rio Doce (1942).
Detalhamento da linha do tempo do estudante
Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, houve um expressivo aumento na demanda internacional por produtos derivados do ferro e do aço, devido especialmente às necessidades armamentistas dos países envolvidos no conflito. Para atender a essa demanda, o Governo Getúlio Vargas criou duas companhias siderúrgicas: a Companhia Siderúrgica Nacional (1941) e a Companhia Vale do Rio Doce (1942). Segundo Warren Dean (1996, p. 268), "nenhuma indústria teve maior impacto sobre as reservas de lenha do que a siderúrgica. Na década de 20, foram construídas usinas integradas em Minas Gerais que empregavam altos-fornos e eram projetadas para serem acionadas por carvão vegetal. Em 1950, havia doze delas [...], essas usinas provocaram a derrubada de 2.650 km² de matas".
Referências
DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account