Workshop Mata Atlântica: problemas, diretrizes e estratégias de conservação
Resumo
Realizada em Atibaia, São Paulo, o Workshop Mata Atlântica abordou problemas, diretrizes e estratégias de conservação.
Sugestão para o professor
O professor pode discutir a importância da organização e da participação da sociedade civil (por meio de ONG's como a SOS Mata Atlântica, por exemplo) na criação de políticas públicas para a conservação da natureza no Brasil. No caso da criação do conceito abrangente de Mata Atlântica, houve um contexto histórico favorável de redemocratização política do país, no qual houve maior espaço na mídia e na sociedade para a participação de cientistas e de as ONGs, o fortalecimento da agenda mundial global (a exemplo da Conferência das Nações Unidas no RJ - ECO-92) e incorporação da pauta ambiental por agências internacionais de financiamento, como o Banco Mundial.
Detalhamento da linha do tempo do estudante
O evento foi organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o patrocínio da WWF, Conservation International e The Nature Conservancy, e reuniu 40 dos principais especialistas em conservação da natureza no Brasil.
O objetivo era elaborar as recomendações fundamentais para a regulamentação do Artigo 255 da Constituição Federal, que diz que a Mata Atlântica, juntamente com outras grandes áreas naturais brasileiras, é um Patrimônio Nacional a ser utilizado segundo lei infraconstritucional, que assegurasse sua preservação. Um dos principais resultados do workshop foi recomendar que a Mata Atlântica "deve tomar como base o Mapa de Vegetação do IBGE (1988), que diz respeito à área territorial, que ali abrange a Floresta Ombrófila Densa, Ombrófila com Araucária, Floresta Estacional Decidual e Semi-Decidual, não se atendo à nomenclatura específica adotada pelo IBGE e incluindo ecossistemas associados como ilhas oceânicas, restingas, manguezais, florestas costeiras, campos de altitude e enclaves de campos rupestres e cerrados no Sudeste do Brasil" (Anais da Reunião Nacional sobre a Proteção dos Ecossistemas Naturais da Mata Atlântica, 1990, p. 64).
Referências
FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA. Anais da Reunião Nacional sobre a Proteção dos Ecossistemas Naturais da Mata Atlântica, 1990. Disponível em https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/anais-da-reuniao-nacional-sobre-protecao-dos-ecossistemas-naturais-da-mata
CASTRO, Leonardo Costa de. Da biogeografia à biodiversidade: políticas e representações da Mata Atlântica. Tese de Doutorado em Antropologia Social, 202 p. UFRJ/Museu Nacional, 2003.
Conexão
0 comments
Sign in or create a free account